Previsão Meteorológica

sábado, 28 de janeiro de 2012

DOMINGO - 29

Volta Terminada: http://www.endomondo.com/workouts/36119456

Foram os do costume: polik, bufarolas e honda.




------------------------------------------------
Tenho programado uma volta para domingo com cerca de 30 km EvoraHotel-EvoraHotel (Com + cerca de 10-15km para as idas e vindas de cada casa)

A volta tem algumas subidas mas muita descida, e passa por 4 caches que eu quero fazer. O percurso passará por ÉvoraHotel, Valverde, Guadalupe, Estrada de Montemor, ÉvoraHotel, e conterá uma boa descida por um caminho que eu, o bufarolas e Honda já fizemos a subir...

Quem alinha?

Concentração: 9h casa do bufarolas, ou o mais tardar 9:15 no ÉvoraHotel.

Caso estejam fraquinhos e não queiram subir, tenha volta B planeada, mas acho que todos o conseguirão, pois, a volta não é grande e com as paragens de geocaching dá para descansar;-).

Confirmados: polik, honda, bufarolas, al-catron (quase, quase), kid (disse que ia, vamos a ver se mantêm)



1 - Caminho Antigo da Provença

Caminho rural antigo, de época indeterminada, que ligava a quinta da Provença a S. Brissos e Boa Fé pelas cotas altas da Serra Pedrosa/Montemuro. Do percurso, de que já pouco resta, subsiste, por algumas centenas de metros, o registo do primitivo "corte" (trincheira) e o empedrado rudimentar
Dica: A 1.5m de altura!


2 - Quinta da Provença


Estrutura arquitectónica rural cujo fundamento histórico remonta ao séc. XV, época em que foi cedida aos "pobres" (eremitas) uma parcela dos matos de Montemuro. Desse primitivo ermitério ainda subsistem vestígios arquitectónicos no casario anexo à ermida de Nossa Senhora de Monserrate, obra rústica de frontão triangular com alpendre de três arcos e portal tardo-gótico do séc. XV ou XVI. A quinta, que conserva a cerca do primitivo convento de Santa Catarina de Montemuro, apresenta um interessante sistema hidráulico para irrigação da horta, composto por uma rede de canais alimentados por uma barragem construída na encosta da serra.
Local não visitável. A cache encontra-se fora da propriedade!

Dica:Dentro de um Ser Vivo

3 - Coroa do Frade
Estrutura fortificada proto-histórica de planta ovóide alongada, orientada Este-Oeste, atribuída ao período do Bronze Final, época em que se regista o principal núcleo de cerâmicas brunidas com decoração incisa de cariz geométrico. Bem encaixada nas curvas de nível da elevação que terá sido chamada na Idade Média "Cabeça de Meio Mundo", esta fortificação apresenta duas linhas de muralhas que subdividiam o espaço e hierarquizavam a sua funcionalidade. A proximidade geográfica e temporal liga esta estrutura ao universo cultural do "Castelo do Giraldo".
Dica: Debaixo da rocha

4 - Menir dos Almendres
O menir dos Almendres, de forma ovóide alongada, é um exemplar característico dos menires da região de Évora. Apresenta, na parte superior, um báculo gravado em baixo relevo, motivo muito comum ligado à economia agrária do Neolítico. A sua localização relaciona-se com a do recinto megalítico dos Almendres, dado que corresponde a uma direcção astronómica elementar: o alinhamento entre os dois monumentos coincide com o nascer do Sol no Solstício de Verão.
Dica: Dentro de um ser vivo




Boa Volta

3 comentários:

José Honda disse...

Eu vou ter ao Évorahotel 9.15h,
se mudarem de ideias avisem por sms o meu cabeçudo de casa não está bom, agora estou no stand.

Bufarolas (Mr. Waldorf) disse...

Cá vos espero para irmos ter com o Zé Honda sem cabeçudo.
Tens de deixar de ir aos sites do costume...

PS: Esta musica do blog é pior que cuspir na sopa hehehehe

Polik disse...

Acrescentei a volta que fizemos e gravei para o Endomodo... Vou passar a levar o telele e gravá-las todas:

http://www.endomondo.com/workouts/36119456

Bufarolas, depois, quando puderes, carrega as fotos para eu usar uma delas no registo das caches :-)